Um sonho mais que realizado: estudando em NY!

Imagem: Reprodução/ WeHeartIt

Imagem: Reprodução/ WeHeartIt

Oi gente! Hoje eu estou muito animada em trazer esse post! Um amigo meu teve a graça de conseguir uma bolsa de estudos para estudar na Universidade do Estado de Nova York , EUA, pelo programa do governo federal “Ciência Sem Fronteiras”, que dá a chance de levar brasileiros para estudar fora do país, e ele me concedeu uma entrevista para contar sobre os primeiros momentos lá nos EUA e muito mais! Ficou muito legal! Let’s go!😉

Mari Gomes (Maia Vox): Então Djalma, como foi que você conseguiu a bolsa de estudos que te levou para NY?

Djalma: Foi um longooooo processo hehe. Primeiramente fiz a inscrição para ir com destino a Portugal no programa Ciencia sem Fronteiras do governo federal brasileiro, em novembro de 2012, para cursar 1 ano de intercâmbio no meu curso Engenharia Química, porém em março eu recebi um email do governo, que nunca imaginei receber😛, me dando a opção de mudar minha candidatura para outro país e ganhar um curso de inglês de 6 meses e mais um ano de graduação como já era previsto…. Pronto desde o dia 6 de março de 2013, com essa notícia, minha vida mudou. Então optei pelo Reino Unido, mas por algumas discussões burocráticas em relação a prova de fluência em inglês que fizemos entre os governos brasileiro e britânico, minha inscrição foi transferida para os Estados Unidos, e desde o dia 20 de agosto eu estou aqui na State University of New York, at New Paltz😀

Mari Gomes (Maia Vox): E a preparação para a viagem, como aconteceu?

Djalma: Com muita ansiedadeeeee e sem acreditar até o ultimo segundo em que o avião decolou de Aracaju com destino a São Paulo e depois para New York City. Várias despedidas entre meus amigos da época da escola, assim como também despedida da minha família e amigos de laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe… Sem esquecer de tantas documentações que foram necessárias, desde formulários de saúde e até a imensa papelada para tirar o visto americano.

Mari Gomes (Maia Vox): Alguém que você conhece que foi para a mesma faculdade que você?

Djalma: Eu fundei um grupo no facebook para juntar todos os alunos que iriam para a minha universidade. Devido a isso, eu pude conhecer todos antes da viagem. Mas já conhecia pelos grupos do facebook do programa do governo de intercâmbio, um amigo de Natal/RN que por sorte acabou caindo na mesma universidade.

#ficaadica: Pra quem quiser tem ele e outros amigos criaram uma Fan Page (Insta Csf) onde contam tudo o que rola na viagem deles!😉

Mari Gomes (Maia Vox): Qual sua primeira impressão ao chegar aos EUA?

Djalma: Sinceramente? Indescritível hahaha. Nos primeiros momentos você não acredita em simplesmente nada, afinal foi minha primeira viagem internacional.

Mari Gomes (Maia Vox): E o que você achou das pessoas da sua universidade e da cidade em que você está?

Djalma: Gostei bastante, porém os americanos são um pouco fechados para estudantes internacionais, porem é claro que existem aqueles que gostam sim de conhecer pessoas de outros países, mas isso é minoria. É muito mais comum você fazer amizade com outros alunos internacionais. Devido a isso, tenho amigos de muuuitoooosss países hehe, como Franca, Itália, Austrália, Japão, China, Coréia do Sul, Espanha, Equador, entre outros.

Mari Gomes (Maia Vox): Quais lugares você visitou até agora? Já tem algum favorito?

Djalma: Eu visitei por enquanto somente o estado de Nova York, cidades vizinhas e claro, New York City hehe. Simplesmente é uma cidade maravilhosa e o lugar que mais gostei sem dúvidas foi a Times Square, pois é aquele lugar que você para e pensa: CARAMBA, AGORA SIM POSSO DIZER, ESTOU NOS ESTADOS UNIDOS :p. Dia 20 estarei indo para o estado de New Jersey conhecer um famoso parque de diversões, o Six Flags, muito ansioso pra isso😀 e no final do ano pretendo conhecer outros estados como Flórida por exemplo😛.

Mari Gomes (Maia Vox): O que achou do Brazilian Day que aconteceu no início desse mês?

Djalma: Maravilhoso, pude comer comida brasileira que faz muuuita falta. Com certeza, você sente falta do simples arroz com feijão haha. Simplesmente neste dia, NYC só tinha brasileiros por todos os lados. Ocorreu até um caso curioso, eu estava aparecendo no telão da Times Square quando uma amiga minha de Aracaju que está estudando aqui nos Estados Unidos também pelo mesmo programa federal acabou me vendo no telão e gritou meu nome hehe. E aí acabei achando ela por coincidência hahaha.

Mari Gomes (Maia Vox): Bem, já deu para sentir alguma diferença do ensino brasileiro em relação ao estadunidense?

Djalma: Com certeza hahaha. Totalmente diferente, eles incentivam muito mais o estudo. Todo dia temos atividade para fazer e não podemos esquecer nenhum e também todas as redações que redigimos tem que ser autentica. Eles possuem um programa que busca se aquele texto que você entregou já foi usado em algum lugar no mundo. Uma frase que definiria a diferença do ensino é:  O sistema educacional americano é pratico e objetivo e o brasileiro é complicado e não claro!

Mari Gomes (Maia Vox): E conta aí, como é ser presidente do grupo dos brasileiros da State University of New York, New Paltz?

Djalma: Foi uma ótima função advinda de uma votação entre os estudantes daqui e estou podendo representar os brasileiros em eventos, assim como já fiz. Tive que fazer um discurso em inglês para o presidente e demais autoridades da universidade no evento de recepção aos brasileiros aqui na universidade. São atividades como essa que fazem eu melhorar meu inglês.

Mari Gomes (Maia Vox): Alguma recomendação para quem quer se inscrever no programa?

Djalma: Se concentrar bastante nos estudos e começar a aprimorar o inglês o mais rapido possivel, porque agora eu vejo o quanto o inglês é a língua do mundo. E outra coisa, aprender a ficar longe da família, que é o mais difícil daqui. Passar a viver longe do seu pai e da sua mãe, com certeza requer muuuuita força de vontade:/.

Mari Gomes (Maia Vox): Muito obrigada por participar!!!😉

Djalma: De nada hehe. Muito obrigado você por poder compartilhar minha experiência e inspirar outros estudantes sergipanos que queiram viver a mesma experiência.

Estou achando que ele vai inspirar não só gente de Sergipe, hein!? O que acharam? Tem o sonho de estudar fora do país? Beijocas e até mais!😉

Fiquem ligadinhos nas redes sociais do blog!

FACEBOOK • TWITTER • PINTEREST • FASHIOLISTA

2 comentários sobre “Um sonho mais que realizado: estudando em NY!

Hey! Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s