Transição capilar: 6 meses e identidade que se revela!

Hey, pessoal! Hoje eu vim aqui continuar com a série de postagens “Transição Capilar” (confira aqui os outros posts! 😉 ). Desde a última conversa com vocês muita coisa aconteceu e agora é momento de contar.

6 meses de transição maia vox

Bem, como o título já indica, minha transição completou seis meses! Num piscar de olhos já é meio de 2014 e nesse tempo pude acumular muita coisa boa com esse processo de transição. Mas algo precisa ser dito: Não foi fácil chegar aqui. Não é. Eu, pelo menos, não sofri nenhuma recaída com alisantes dessa vez, nem mesmo toquei na chapinha, mas isso não diz o quão complicado é enfrentar esse período de luta constante com a sociedade e, principalmente, de forte guerra interna.

Acho que entre o quarto e o quinto mês tive a época mais estressante da minha transição. Aquela euforia do início tinha se acalmado e outras situações surgiram. A dessa hora em especial era uma mistura de preguiça e desmotivação. Eu não queria mais saber de texturizar o cabelo com coquinhos todas às noites e a ansiedade de fazer o Big Chop (Grande Corte) latejava na mente. Mas dia vai, dia vem, notei que eu estava perdendo o controle sobre o motivo de ter começado a transição. Parei, pensei e vi que ainda não estava preparada o suficiente para o Big Chop e que importância da transição mora em aprender aos poucos a lidar com o cabelo natural, inclusive a amá-lo do jeito é, sem falsas expectativas. Porém, mesmo tendo recuperado toda essa significação do processo, ainda sim queria cortar o cabelo. Então, numa tarde de fim de semana, uma tesoura e um tiquinho de coragem, o fiz. Foram somente três dedos de cabelo, mas que ao mesmo tempo em que me livraram das pontas duplas me trouxeram um gostinho da liberdade de abandonar a química. Pronto, estava revigorada.

Outra coisa que ocorreu de lá para cá foi eu ter crescido demais em relação a minha identidade de mulher negra. Diante de fatos como a morte da Cláudia, a eleição da Lupita Nyong’o como a mulher mais bela do mundo pela revista People, a polêmica hashtag #somostodosmacacos e o 13 de Abril, eu entendi melhor quem eu sou, minhas lutas na sociedade e venho passando por um intenso processo de desconstrução e construção das ideias.

Além das discussões aqui dentro da minha casa sobre isso, algumas andanças na internet me fizeram e fazem enxergar melhor o preconceito velado no dia-a-dia e conhecer personalidades que me servem de inspiração para alcançar o que sonho apesar das adversidades.

Cacheadas in Love, Blogueiras Negras, Meninas Black Power, Indiretas Crespas, Pollyana Colona, Negahamburguer, Bredha Lima, Chimamanda Adichie, Janelle Monaé e Karol Conká. São apenas alguns nomes de comunidades na rede  e de mulheres negras que com seu trabalho me ajudam e ajudam a outras meninas e meninos negros a se enxergarem como tal e ter orgulho de quem somos no meio de um sistema que tenta embranquecer-nos a todo custo.

Como efeito disso tudo, não posso negar que minhas ações mudem e a partir disso aviso a vocês que com certeza o blog terá sua carga de influência desse meu crescimento. Vocês vão perceber.

Então é isso, galera! Quem aí também tá em transição? Espero muito ter ajudado! Um super abraço! 😉

Fiquem ligadinhos em outras redes sociais do blog!

FACEBOOK • TWITTER YOUTUBE • PINTEREST • FASHIOLISTA

14 comentários sobre “Transição capilar: 6 meses e identidade que se revela!

  1. Pingback: #celebrar7: Devaneios de beleza. | Maia Vox

  2. Pingback: Sumiço, novidades e ENEM! | Maia Vox

  3. Pingback: Mais mudanças no cabelo: Box braids! | Maia Vox

  4. Pingback: Playlist para a sexta-feira! | Maia Vox

  5. você tá linda!! Parabéns pela motivação e coragem de ficar forte no processo! Acho que a partir de agora você está entre as inspirações para mais e mais meninas e meninos negros , para mim e todas as pessoas que assumem os cabelos do jeito que são: únicos.

    Curtir

    • Oooown Suzana! Obrigada, obrigada e obrigada! Eu fico muuuito contente em saber que de alguma forma eu posso ajudar a você e a outras pessoas a se amarem mais e mais! Um super abraço! :*

      Curtir

  6. Oi, Mari! Parabéns por 6 meses de transição! Eu sei como pode ser difícil no começo, passei pela transição no final 2011 pro começo de 2012, como sou apavorada foi o BC que me ajudou a voltar e agora com mais de 2 anos, eu sei bem como valeu a pela. Hoje em dia sou outra pessoa, descobri a minha identidade depois disso, hoje em dia minha confiança é gigante, onde chego sou olhada e comentam sobre mim ou meu cabelo. Tive a grande sorte de meu cabelo crescer muito rápido do BC, hoje meu leaozinho é motivo de muito orgulho pra mim e pra minha familia que desde sempre me apoiou. Continue firme no seu proposito linda!!
    Beijão :*
    http://www.simplesvaidade.com.br/

    Curtir

    • Oi Amanda! Vou continuar sim! 😉 Ainda não tinha escutado alguém que tivesse medo da transição e partiu pro BC. Já me convenci que é bastante libertador! ❤ Também vi seu leãozinho. Muito lindo! Ta aí o motivo de vc andar tão bem! E que ele cresça mais e mais! Super abraço! :*

      Curtir

  7. Mari você é linda nega, tenho uma amiga que está em transição também e ela fez o Big Chop, chorou muito depois disso porque as pessoas ficavam apontando o dedo e tal, perguntando o pq que ela fez aquela ” meleca ” no cabelo, e o dela foi radical, estava liso e grande, ela cortou acima da orelha… Mas hoje o cabelo dela está crescendo, ela encontrou táticas super maneiras para definir o que está em transição e tal. Eu no caso, estou naquela de xô xapinha, estica minhas pontas e quebra meu cabelo todo. Nós somos lindas assim gata, cacheadas e com bastante volume. Parabéns pela sua atitude, parabéns por se assumir, você é linda.
    Beijocas da Lét
    Tem post novo no blog. Uma pequena crônica falando sobre o homem dos meus sonhos. Se esse cara existisse e me encontrasse..

    http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

    Curtir

    • Oi Lét. Obrigada por cada palavra sua! Sim, somos lindas! Acho que uma das coisas mais legais da transição é que a gente vê que o defeito não está em nós e sim em quem aponta . Diga a sua amiga que ela é uma inspiração para mim pela coragem de fazer o BC. Um dia eu chego lá! E quero ver a senhorita firme e forte também, ok?! Ah, curti demais o seu texto. Exatamente do jeitinho que eu penso haha. Bjão, linda! 😉

      Curtir

Hey! Qual a sua opinião?