Box braids: o que, como e onde?

Olá pessoas! Como foram de carnaval? Espero que muito bem e que tenham aproveitado bastante as nossas dicas de looks de verão. 😀

box braid photo frame maia vox

Lembram do último post que fiz sobre minhas box braids ? Pois então, estou aqui para detalhar mais ainda minha saga com essas trancinhas. Peço desculpas por não ter postado ainda no carnaval, mas minha programação acabou sendo diferente do esperado. Contudo, já é hora de tirar as dúvidas que rondam suas mentes.

As box braids quebram o cabelo ou o fazem crescer? Como todo protective style (penteado protetor ao pé da letra), as tranças preservam as pontas dos nossos cabelos. Alías, essa é a principal jogada desses penteados, onde acredita-se que escondendo as pontas do ambiente, elas estarão menos propensas a quebrar,  assim com afirma o site About Style. Por isso temos a impressão de o crescimento do cabelo ter sido ajudado por elas.  E ah, um aviso: quando desfazemos um penteado desses é comum aparecerem vários fios soltos, mas saibam que isso vem do acúmulo de queda diária, que é normal em todo cabelo. Entretanto, se o cabelo já estiver fraco antes mesmo do trançado o resultado pode não ser agradável.

E aí, doeu? Na verdade, não muito. Na hora de trançar, incomodou apenas no começo da trança, junto ao couro cabeludo, pois o momento de união entre o cabelo sintético e o nosso é crucial. A amarra precisa ser firme, senão as tranças ficarão frouxas – e ninguém quer seu cabelo caindo no meio da rua, né não? Depois disso, é tranquilo até o fim da mecha.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Mas não é pesado? Isso depende do tamanho e da largura das tranças, além do tipo de material usado. Conversando com a Alcimara, a cabelereira que me atendeu, ela me propôs tranças médias. Segundo ela, como eu nunca tinha usado box braids era melhor assim, pois as muito finas ou as muito grossas poderiam pesar bastante e me trazer dores de cabeças. Além disso, o material que foi usado não foi o kanekalon e sim o jumbo, que é mais leve que o primeiro. Dito e certo: nesse período de quase dois meses não tive enxaquecas por conta das tranças.

Curiosidade: você sabia que o cabelo kanekalon é utilizado para fazer perucas de cosplay? Pois é. Descobri isso aqui no Chibi Room.

Como faz para lavar? Essa é uma pergunta recorrente, até porque existe a ideia de que penteados como as tranças que uso não são laváveis ou algo do tipo, mas isso não passa de falta de informação.

Assim como normalmente, lavasse o cabelo com xampu (oh, really?!). De acordo com a Alcimara, o de nossa preferência. Porém, depois de muita leitura, vi que é fácil se acumular produto entre os fios, o que dificulta a secagem e dá um aspecto de caspa nas tranças. Um bom truque para resolver isso é diluir o xampu antes de aplicar nas mechas. Na hora de massagear, dê atenção especial ao couro cabeludo, pois aí se encontra nosso cabelo natural, mas não ignore o resto das tranças.

E será que tem como fazer hidratação/ nutrição? Certamente que sim. Entretanto, o cuidado para não acumular produto deve aumentar. Eu não gosto de diluir a minha máscara de hidratação, então aplico diretamente nos fios, porém separo o cabelo em áreas para ter maior controle de onde e da quantidade que aplico. Para enxaguar, a mesma coisa: toda a atenção possível. Ah, recomendo a lavagem duas vezes por semana e de preferência logo cedo, pois dormir com a cabeça molhada não a melhor das ideias ( xô resfriados, micoses, mal cheiro!).

Atualização: Algumas pessoas preferem não passar cremes de hidratação nas tranças justamente do acúmulo que pode acontecer. Se você optar por isso, prepare bem o seu cabelo antes, seguindo um cronograma capilar. Confira aqui no blog como montar um: Cronograma capilar: o que é e como fazer?

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Quanto tempo demorou? E quanto posso ficar? Do tamanho que eu fiz, demoraram cerca seis horas, só que isso não é nada comparado  ao que economizo no dia a dia atualmente, como eu disse no primeiro post sobre box braids. Porém, se você quiser passar menos tempo na cadeira, optar por um comprimento menor pode resolver.

O máximo recomendável para ficar com o penteado é de três meses, já que com o crescimento do cabelo, os novos fios podem se embolar com os outros. Ademais a raiz muito grande deixa o penteado meio estranho.

*Visite também o blog Cacheia, da Ster Nascimento e saiba mais com a Duda Felinto, do Our Little Big Cage.

Tá, mas e onde fazer? Bem, no meu caso os grupos de cacheadas que participo, tanto o de Salvador como o daqui de Aracaju, foram super importantes, porque assim pude saber quem fazia e se realmente valia à pena. Às vezes, na pressa, não nos tocamos de detalhes como o tempo em que a trança aguentaria na nossa cabeça. Isso depende do trabalho de quem as faz, pois algumas meninas que conversei me contaram que em apenas um mês o penteado delas já tinha ido para o espaço. Para quem mora aqui em Aracaju, posso recomendar a Alcimara, que tanto citei. Quem quiser o número é só solicitar depois. 😉

Atualização: Além da Alcimara, conheço agora já outra trançadeira, a Tereza. Quem quiser os contatos das duas é só perguntar nos comentários! 😉

Outras questões: Para dormir eu amarrava um lenço na cabeça para proteger as tranças de eventuais arrepiados, mas confesso que há semanas que não o faço por preguiça hehe.

Antes de ir trançar eu passei duas semanas inteiras cuidado do cabelo através do cronograma capilar, realizando nutrições e por fim uma reconstrução, já que eu estava com medo de não conseguir cuidar bem do meu cabelo com as tranças ou de até mesmo de meus fios quebrarem. Como eu já disse, consigo fazer bem as hidratações, mas sobre fios quebrados ainda não posso dizer nada, pois se existem não os consigo ver. Agora é esperar até o começo do outro mês, quando tirarei as box braids.

Se estiver pensando em fazer tranças, também recomendo dá uma olhada em fotos no Instragram com a hashtag #boxbraids. Tem milhares de exemplos lá. 😉

E é isso! Tem mais dúvidas? É só deixar nos comentários que eu respondo. E fiquem de olho que no próximo post sobre as tranças eu mostrarei vários penteados para mudar o visual. Super beijos e até mais!

              FACEBOOK| INSTAGRAM | INSTAGRAM 
                 TWITTER | PINTEREST | YOUTUBE 

quem sou mari gomes autor

53 comentários sobre “Box braids: o que, como e onde?

  1. Oi querida sou do Para
    Tenho muita vontade de fazer
    Acho muito lindo
    Mas.. todas pessoas que fazem como você tem o cabelo enrolado ( não tive a sorte de ter rs)
    E o meu cabelo é muito liso
    Em cabelo liso fica a mesma coisa ?
    Dura também?
    E o site onde você comprou ?
    Amei seu post
    É você é lindíssima
    Bjs

    Curtir

  2. Oi Mari, estou super querendo colocar o box braids e gostaria do contato das suas trançadeiras pois estou meio perdida sem saber por onde começar aqui em Aju. Desde já agradeço. Brigadinha 😉

    Curtir

    • Ooi Tamara! Então os telefones são esse: Conheço duas trançadeiras. A primeira é a Alcimara que fez minhas tranças do post. O número dela é 98806-9638 . Já a segunda é a Tereza e o telefone é 99630-2322. Ambas tem whatsapp. Tereza fez o cabelo de minha irmã e o trabalho dela é impecável! Espero ter ajudado! Um super abraço! E conte depois se for fazer mesmo! 😉

      Curtir

  3. Sou de Itabaiana – Sergipe, e decidi fazer por conta própria 🙂 Já encomendei o Jumbo, azul degradê, do escuro para o claro, hehe.. chega em uns três meses, e vou fazer eu mesma. Vi vários vídeos, e sei que pode dar certo ou errado, mas correrei o risco, afinal, como sou cosplayer tô sempre usando perucas (sim, amei sua observação sobre o kanekalon usado em perucas :D) e não sei como será o aspecto visual da peruca com todas as tranças por baixo.. então se não der muito certo vou ter que tirar sempre que for fazer cosplay, daí será muita grana gasta à toa se eu for numa trançadeira… emfim.. kk
    boa sorte para mim 😀

    Curtir

  4. Faço progressiva e quero colocar tranças pra descansar da prancha secador
    Vai quebrar por causa da progressiva ??? Me ajudaaaa

    Curtir

    • Ooooi, Raquel! Então, eu recomendo você pelo menos um cronograma capilar, pra evitar quebrar o cabelo. E ah, também converse com quem vai trançar seus cabelos para ter uma avaliação melhor do estado dos seus fios. Mas olha, justamente pelas tranças serem um estilo protetor, elas geralmente ajudam mais que atrapalham kkkkk. Qualquer coisa é só perguntar! Beijos! 😉
      Post sobre cronograma aqui no blog: https://maiavox.wordpress.com/2014/11/04/cronograma-capilar/

      Curtir

  5. Oi Mari
    Fiz pela segunda vez minhas tranças ,e em menos de uma semana ja estão horríveis :/
    Estou tão deapontada pq eu as amo ,mas estão soltando;
    será que o problema é meu cabelo (tem progressiva)
    ou são as trançadeiras?!
    *Lembrando que é a segunda vez com uma outra trançadeira .

    Curtir

    • Olá, Kezia! Eu não trabalho com cabelos e também não tem como eu avaliar só pelo comentário a causa pra esse problema. Sobre o alisamento, eu acredito que não seja o maior problema, pq minha irmã ainda tem alisamento, fez as tranças e deu tudo certo. Mas antes de fazer esse penteado é bom fazer um cronograma capilar. Tem post aqui no blog sobre. Se as suas tranças estão se soltando bem no pé do cabelo, moça sinto informar, mas acredito que sejam as trançadeiras, porque isso também acontece com quem tem cabelo natural. Porém, antes tudo aconselho vc falar com uma delas para entender isso, se foi coincidência ou não. E ah, se for de Sergipe eu posso te passar o número de umas trançadeiras que conheço. Espero ter ajudado! Um beijo e até mais! ❤

      Curtir

  6. Tenho 15 anos quero muito colocar aos 14 anos comecei a fazer plástica dos fios e estou arrependida quero voltar meus cachos as tranças ajuda a voltar? Eu estou em dúvida entre as cores preto e castanho, sou clara de olhos verdes. Me ajuda??

    Curtir

    • Olá, Beatriz! Posso ajudar sim a você começar a transição capilar.
      Tem alguns post aqui no blog com esse tema. É só colocar na busca, mas vou te contar o básico agorinha.
      Uma das primeiras coisas que temos que ter em mente é que vamos precisar amar nosso cabelo do jeito que ele é. Segundo, procure pessoas que lhe apoiem. Pode ser na família ou até mesmo na internet. Eu sempre falo por aqui que o facebook é um lugar ótimo para isso. Existem inúmeros grupos de crespas e cacheadas na transição. E a terceira coisa, não desista. Comentários negativos e bad hair days podem até te desmotivar, mas lembra o porquê você começou, sua vontade de ser feliz consigo. Sentir-se bem com o que nos temos de mais natural cuida demais da autoestima. E ah, se achar que agora não é a hora ou quiser alisar, no fim tudo é apenas cabelo e o melhor é se gostar!
      Espero que tenha ajudado. E não se acanhe em perguntar!
      Desculpa a demora pra responder, mas tive problemas em acessar o blog nos últimos meses. Um super beijo! 😉

      Curtir

      • Ah, escolha a cor que mais se assemelhe com seu tom natural se estiver com receio de cores mais chamativas. Pensando nos seus olhos agora, talvez o castanho fique melhor. Mas a palavra final é sua! 😉

        Curtir

    • Ooi, Milena! Um bom truque é colocar um pano de seda no cabelo ou usar como fronha. Até mais!
      Desculpe a demora na resposta. Tive problemas no acesso por aqui.
      Até breve! 😉

      Curtir

  7. mari eu estou super afim de fazer mas eu não sei bem os cuidados que tem que ter e etc…
    também preciso de ajuda para saber se em minha cidade tem profissionais para fazer box braids
    me ajudaaaa!!!!!!!

    Curtir

    • Ooooi Maju (posso chamar assim haha)? Fico super feliz em ajudar! Você pode encontrar alguns cuidados com as box braids aqui mesmo no blog ou então em dois outros que eu até linkei por aqui: O Cacheia e o Our Little Big Cage. Além disso, o youtube está cheio de gente ensinando muitos outros truques.
      Como eu não sei onde você mora, talvez uma saída para encontrar um profissional para as tranças seja procurando um grupo no facebook de crespas e cacheadas. Geralmente, tanto quem faz como quem tem as box braids está por lá. Mas se você morar aqui em Aracaju tem o número da Alcimara, a primeira pessoa que trançou meus cabelos: 79 8806-9638. Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só perguntar! 😉
      (Mil desculpas por demorar tanto em responder, mas não estava conseguindo acessar o blog)

      Curtir

    • Olá, Mich! Infelizmente eu não conheço ninguém no momento. Um bom lugar pra você conseguir algum contato em sua cidade é no grupo do facebook “As baianas cacheadas- transição capilar”. As meninas por lá sempre ajudam.
      Desculpa a demora em responder. Tive alguns problemas com o acesso aqui.
      Até mais! 😉

      Curtir

    • Olá, Samila! Infelizmente não conheço nenhuma loja online, mas procure saber nas lojas na sua cidade que vendem cabelo kanekalon ou jumbo. Boa sorte! E ah, desculpa pela demora na resposta!!! Fiquei sem conseguir acessar o blog. Problemas com a senha… Mas agora estou de volta! Até mais! 😉

      Curtir

    • Oi, Felipe! Acredito que foram cinco do cabelo sintético do tipo jumbo. Não foi do kanekalon não. Espero ter ajudado, mas se não existem vídeos como o da Joyce Carter, do meu diário crespo, e o da Brenda Lima no youtube ensinando como fazer as tranças. Se eu não estou errada, elas duas falam quanto usam nos seus cabelos. Espero ter ajudado! 😉

      Curtir

  8. Boa tarde ! Como as tranças são colocadas próximas a raiz tem alguma probabilidade se eu usar sempre de ficar careca ? Adorei seu blog!

    Curtir

    • Olá, Lisa! Acredito que não, mas vou procurar saber melhor. O que eu sei é que se o cabelo não estiver bem cuidado e forte antes das tranças isso pode trazer problemas depois, já que quando estamos com elas o cuidado não acontece da mesma forma. 😉

      Curtir

    • Ooi Jannayna! Eu realmente n conheço ninguém pra esse tipo de trabalho em Salvadoe, mas sei da boa fama que a cidade pra essas tranças. Acho q uma coisa que podia te ajudar é perguntar em grupos no facebook como o “Transição capilar – as baianas cacheados”. As meninas de lá com certeza sabem alguém pra indicar. Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só falar! 😉

      Curtir

  9. Oláaa adorei o post sou de aju tb to em transição e já estava pensando no local onde fzr o bc agora já sei um bom lugar .

    Curtir

  10. Pingback: Sumiço, novidades e ENEM! | Maia Vox

    • Oooi Thainá! O nome do lugar é Studio Afro e o número da Alcimara é: 79 8806 9638. Ela tem whatsapp. O endereço é rua Luiz Gonzaga, 597, bairro Stos Dumont, Aracaju-SE. Indico você conversar com ela pra tirar mais dúvidas. Beijão e se joga nas tranças! 😘

      Curtir

  11. Pingback: Afro in punk: trangressão, música e identidade. | Maia Vox

  12. Pingback: O que são box braids? | cabeloafro.com.br

  13. Oi, Mari!
    Sou do Cacheia e vi que você compartilhou o post da Ster. Ficamos muito felizes!

    Parabéns pelo blog!

    Um beijo 🙂

    Curtir

  14. Adorei o post, Mari! Fico feliz em ver que tem mais gente aderindo as Box Braids e curtindo bastante. Cê ficou muito linda com elas – mais do que já é, rs.
    Abraço!

    Curtir

Hey! Qual a sua opinião?