#empoderar3: Precisamos conversar sobre SORORIDADE!

Oi, tudo bem com você? Espero que sim!

Nos últimos dias andei pensando em o que exatamente é empoderamento. Saí lendo algumas coisas por essa internet e um texto em especial me chamou a atenção. Em “O QUE É EMPODERAMENTO?”, publicado na Revista Capitolina, a Beatriz Trevisan discute muito bem o que é essa palavra tão grande e ainda prova que para isso acontecer é necessário haver representatividade e sororidade.

Sobre a necessidade de sentir-se representadx, eu já escrevi algumas vezes aqui no blog. Agora chegou o momento de conversamos sobre “sororidade”. Então vamos lá entender a diferença entre a verdadeira aliança entre mulheres da falsa conveniência!😉

Confira os posts sobre “REPRESENTATIVIDADE” do blog!

sororidade (1)

Ilustração por Jéssica Lisboa 

Sororidade é a fraternidade entre mulheres, baseada na empatia. Ela acontece quando nos colocamos no lugar de outras, buscamos entender seus dilemas antes de julgamentos e admitimos nossos privilégios. Por exemplo, eu, mulher cisgênera, tenho privilégios em relação a uma mulher transgênera. Já uma mulher branca tem privilégios quanto a mim, negra. Por aí vai. O importante é ter disposição em trocar experiências e mostrar-se presente para enfrentar os problemas que aparecem em nossos caminhos.

Aviso: Infelizmente, não há espaço para debater no post de hoje o que é “ser mulher”. Faremos isso em outra oportunidade. Mas ah, se você quiser contribuir com essa discussão, fique super à vontade nos comentários!😉

tumblr_n19l1bgmqt1qj4315o1_500

“Nós criamos meninas para enxergarem umas às outras como competidoras – não por trabalhos ou realizações, o que eu acredito ser uma boa coisa, mas pela atenção de homens!” – Chimamanda Ngozi Adichie

A falta da sororidade é o que nos faz competir pela atenção masculina e chamar de vadia, recalcada e inimiga quem poderia ser nossa irmã. Evitando hipocrisias, não estou dizendo que por sermos mulheres temos que aceitar a opinião de uma simplesmente porque ela o é. Desrespeitar outras garotas e querer acobertar-se na irmandande não adianta nada! Todas nós somos oprimidas pelo machismo e o que precisamos é a união em nossas diferenças para buscar uma realidade melhor para todas.

Nessa minha curta vida já desrespeitei outras mulheres. Sinto bastante vergonha disso e hoje tento dispensar mais consideração às que cruzam meu destino. E sabe, é difícil, nem sempre consigo, dá até aquela vontade de xingar, porém tenho e preciso que continuar tentando.

sororidadecacheando

De tentativa em tentativa posso dizer que os dias ficam mais leves e o caminhar mais firme. Ás vezes a sororidade me encontra num gesto simples como um sorriso e isso é maravilhoso! Não tem sentimento de vingança nenhum que supere as sensações de pertencimento, segurança, amizade e confiança que surgem a partir disso.

+ Sororidade:

Já tinha ouvido falar em sororidade? Como você vem tratado as mulheres ao seu redor? Espero seu comentário logo abaixo! Que esse texto tenha feito você refletir suas atitudes, assim como me aconteceu.

Não deixe de acompanhar as redes sociais do blog para não perder nenhuma das conversas por aqui! Um abraço e até mais!😉

                FACEBOOK| INSTAGRAM | INSTAGRAM 
                 TWITTER | PINTEREST | YOUTUBE 

quem sou mari gomes autor

3 comentários sobre “#empoderar3: Precisamos conversar sobre SORORIDADE!

  1. Pingback: #empoderar13: Não somos iguais! E isso também não é um problema! | Maia Vox

  2. Pingback: #distrair12: Playlist “O que ouvi nos últimos meses”! | Maia Vox

  3. Pingback: #distrair11: Youtubers para conhecer ontem! | Maia Vox

Hey! Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s